• escaladaurbanacwb

Escalada Urbana no Viaduto do Jardim Botânico.

Após mais uma semana imerso em uma pandemia de incertezas, ansiedade e um conjunto de outros sentimentos, chegou o final de semana e com ele aquela rotineira vontade de escalar qualquer coisa que viesse pela frente. Em meio às restrições impostas por decretos governamentais, diversos locais para a prática da escalada estão interditados, fazendo com que sejam procuradas novas alternativas.


Bom, para muitos pode parecer loucura escalar um viaduto onde a BR-277 passa sobre a Linha Verde em Curitiba-PR, porém para nós foi um dia que nos renderam muitas linhas de boulder e também escaladas utilizando técnica de proteção móvel. Sem falar na parceria, risadas e integração.


O viaduto em questão fica muito bem localizado, próximo ao Jardim Botânico, onde em aproximadamente 40min de pedalada foi possível sair de Colombo (Região Metropolitana de Curitiba) e chegar ao local combinado. A escalada contou com os escaladores Luiz Guilherme, Marcos Schaus, Cesar Navarro, Maurílio Vagetti Hadas, Fernando Sallas, Fábio Lima, Antonio Vitor Monteiro e Carlos Ventura.


O primeiro desafio do dia foi o pedal pela linha verde em obras e com alguns motoristas que não respeitam os ciclistas, depois foi a vez de limparmos o local que infelizmente acumula uma quantidade inacreditável de lixo. Após juntarmos o lixo e tomarmos algumas cuias de mate, entramos no primeiro problema, o boulder "As placas te consomem", uma linha ardida que começa entre duas placas de contensão onde se utilizam técnicas de entalamento de dedos e que sai para uma transversal delicada com regletes cortantes, para assim chegar em uma agarra onde podemos pegar impulso até a escada do viaduto e chegar ao fim do boulder.


Logo após, o escalador Luiz Guilherme guiou uma via muito linda utilizando proteção com peças móveis, onde montamos um top rope e passamos algumas horas curtindo a linha (Em breve postaremos o vídeo da guiada e o croqui da via). Outras linhas de boulder foram escaladas como a "Samambaia do descanso" e algumas outras que ainda não possuem nome, tanto no lado sul quanto no lado norte do viaduto, demonstrando um excelente potencial para a prática da escalada urbana.


Confira a seguir nosso vídeo onde ilustramos um pouco como foi nosso dia. Não esqueça de se inscrever no canal, comentar e dar aquele like! Bons ventos!




“A escalada é um esporte que oferece riscos, sendo uma atividade inerentemente perigosa por isso, orientamos a quem gostaria de praticar essa atividade, que procure estar com pessoas experientes para receber instruções de segurança. Uma escalada é segura quando realizada com procedimentos e técnicas adequadas. Para aqueles que possuem interesse em começar a praticar, sempre procurem ginásios de escalada indoor, clubes de montanhismo ou agências de turismo de aventura que tenham profissionais qualificados que disponibilizam cursos de escalada tanto indoor como para a prática na rocha, sendo possível utilizar as técnicas em espaços urbanos. Vale ressaltar que cada um é responsável por si mesmo e pelos seus parceiros.”

Curitiba PR   -   escalada_urbana_cwb@outlook.com   -   (41) 99898-1801

  • Instagram Escalada Urbana CWB