Entrevista com os idealizadores do projeto espanhol Urban Block.

A Escalada Urbana já mostrou que possui muitos praticantes da modalidade espalhados pelo mundo, e na Espanha, um dos países mais tradicionais quando se fala em escalada, não pode ser diferente. Na entrevista a seguir, conversamos com os idealizadores do Urban Block, projeto sediado na cidade de Salamanca na Espanha, que consiste em ser uma comunidade de escaladores que praticam a escalada urbana, compartilham novas vias entre si, e o mais importante, se divertem apertando agarras em diferentes espaços da cidade. Para acompanhar os trabalhos do pessoal da Urban Block, sigam no Instagram: @urbanblock_es.


Como surgiu o Urban Block e quem são os idealizadores deste projeto?


"O Urban Block é a resposta para um problema de falta de tempo. Devido aos nossos estudos, é difícil sairmos para escalar em rocha, porque não implica apenas subir à montanha, mas também investir o dia inteiro na aproximação, procurando as vias, equipa-las, praticar e voltar. Amamos escalar, sempre vimos percursos possíveis em paredes de ruas, edifícios e estruturas urbanas. A fim de brincar, propusemos escalar uma parede perto da nossa casa, depois surgiu a esquina de um edifício e a ideia evoluiu aos poucos para o que hoje é o Urban Block, embora haja muitos projetos que temos que terminar para fazer mais acessível este esporte. Somos dois alunos de Salamanca, Espanha, apaixonados pela escalada desde o início."


Qual é o objetivo do projeto Urban Block?


"O objetivo do Urban Block é ser capaz de facilitar a escalada, e mais especificamente a escalada urbana, a todos, independentemente dos recursos financeiros ou do tempo disponível. Nossa ideia é que para escalar você só precisa de uma sapatilha e motivação. Do Urban Block queremos fornecer as ferramentas para que isso seja eficaz, através do perfil do Instagram, mapas e projetos futuros que esperamos colocar em pratica em breve."


A escalada urbana é uma forma de democratizar a prática da escalada para as pessoas que não conhecem ou não possuem acesso à montanha. Qual a opinião de vocês sobre tornar a escalada um esporte mais democrático?


"A escalada é um esporte que está em alta e que está alcançando muitas pessoas, sendo uma modalidade olímpica desde este ano. Somos muito gratos à escalada e ao mundo à sua volta porque nos proporcionou grandes experiências e uma filosofia de vida muito poderosa. Por isso, nos sentimos em dívida e queremos ensinar que a escalada pode ser acessível e que não há maneira melhor ou pior de praticar esse esporte. Além disso, a filosofia de camaradagem e respeito são vitais para a escalada, também tentamos compartilhar isso no Urban Block."


Vocês já sofreram algum tipo de repressão por parte das autoridades policiais ou mesmo de pessoas que não enxergam isso como esporte?


"Não, na verdade, tivemos um feedback muito bom com esta modalidade. Muitos seguidores compartilharam suas vias com a gente e foram estimulados a escalar conosco, parabenizando-nos pela divertida iniciativa do Urban Block. Quanto às autoridades, não tivemos problemas. Isso pode ser porque evitamos praticar em edifícios que podem ser conflitantes e também evitamos propriedades privadas. De qualquer forma, se nos chamarem a atenção, deixaríamos de praticar nesse local."


Qual é a maior dificuldade para praticar a escalada urbana?


"Não temos encontrado muitas dificuldades para praticar, mas talvez o mais difícil para nós seja ver a viabilidade das vias urbanas. Nosso método de exploração consiste em procurar lugares de cabeça para baixo ou pesquisar no Google Maps e depois ir até lá e tentar encontrar alguma rota. Muitos dos projetos, quando colocados em prática, percebemos que são inviáveis ​​ou que apresentam problemas excessivos e os descartamos. Isso traz muitos problemas, pois você tem que filtrar muito e perder tempo nesse processo, tempo que pode investir na escalada. "

Quais são os melhores lugares para praticar escalada urbana?

"Sinceramente, não temos preferência, apoiamos mais a inovação e a imaginação uns dos outros. A filosofia do Urban Block é que onde as pessoas veem uma parede, vemos um desafio a subir."

Na Europa, a escalada urbana tem uma longa tradição com festivais que acontecem há anos, gostaríamos de saber o que vocês acham desses festivais?


"Os festivais são uma ótima maneira de promover o esporte e são um evento social onde você encontra muitos alpinistas urbanos e compartilha seus mesmos hobbies e motivações. Pena que com toda esta situação não se tenham visto este ano, mas esperamos que quando tudo voltar ao normal, estes festivais voltem e também que tenham o apoio institucional e das marcas de montanhismo (marcas e lojas relacionadas a escalada) para divulgar a escalada urbana, e nós adoraríamos participar."


Além da escalada urbana, vocês praticam escalada em rocha e academia?

"Adoramos escalar, seja qual for a modalidade, cada uma dá uma visão diferente, assim como diferentes técnicas. Apesar disso, qualquer escalador que pratique escalada, em todas as suas modalidades, poderá tirar mais proveito deste esporte se praticar em academias de escalada e nas mãos de profissionais."


Qual é a via de escalada urbana mais difícil que vocês já empreenderam?

"A via mais difícil que fizemos é a “De puente a puente, y me tiro al saliente” que um rapaz em Salamanca nos mostrou, em que se deve fazer um longo e contínuo lance de subida. Sua dificuldade realmente está no fator psicológico, ela desempenha um papel muito importante nesse sentido."


Neste momento de pandemia que o mundo está passando, o que vocês fazem para se proteger quando vão escalar?


"Em tempos de pandemia, é vital estar bem protegido, tanto para sua saúde quanto para a das outras pessoas. Por isso recomendamos fazer esta modalidade com as recomendações dadas pelas autoridades sanitárias e, assim, poder praticar o esporte que tanto gostamos de forma segura. Embora existam estudos que indiquem que não há relação entre o uso do magnésio em pó e o COVID, acreditamos que seja melhor usar o magnésio líquido, que é à base de álcool e desinfeta."


Qual é o conselho para quem quer começar a praticar escalada urbana?


"A primeira coisa é ter feito escalada antes em uma academia de escalada e ter alguma prática. Levando isso em consideração, o principal é que eles respeitem os imóveis públicos e privados onde ocorre a escalada urbana. Tentar nunca agredir o meio ambiente e deixá-lo como foi encontrado, assim como a escalada em rocha. Entre todos temos que conquistar o respeito e o nome que esta modalidade original e divertida merece."


“A escalada é um esporte que oferece riscos, sendo uma atividade inerentemente perigosa por isso, orientamos a quem gostaria de praticar essa atividade, que procure estar com pessoas experientes para receber instruções de segurança. Uma escalada é segura quando realizada com procedimentos e técnicas adequadas. Para aqueles que possuem interesse em começar a praticar, sempre procurem ginásios de escalada indoor, clubes de montanhismo ou agências de turismo de aventura que tenham profissionais qualificados que disponibilizam cursos de escalada tanto indoor como para a prática na rocha, sendo possível utilizar as técnicas em espaços urbanos. Vale ressaltar que cada um é responsável por si mesmo e pelos seus parceiros.”

Curitiba PR   -   escalada_urbana_cwb@outlook.com   -   (41) 99898-1801

  • Instagram Escalada Urbana CWB